REDES SOCIAIS, COMPARTILHE ...

Barueri reforça nesta semana luta contra HIV e sífilis

Rede municipal também distribui kits em atenção ao combate ao HIV

Rede municipal também distribui kits em atenção ao combate ao HIV
Em atenção ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria de Saúde de Barueri realiza de 1º a 5 de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”. Testes rápidos de HIV/sífilis serão oferecidos no Serviço de Atendimento Especializado e em quatro unidades básicas de saúde: Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval), Hélio Berzaghi (Jardim Paulista), Amaro José de Souza (Jardim Mutinga) e Armando Gonçalves de Freitas (Parque Imperial).

A ideia da campanha é oferecer o teste a pessoas sexualmente ativas que nunca se submeteram ao exame, além de sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV/sífilis a fazer o teste.

A ação também buscará ampliar o acesso a população ao teste de sífilis e à informação sobre a transmissão, prevenção e tratamento. Também através dos testes, o SAE – órgão que mantém as ações contra HIV e sífilis em Barueri – pretende acompanhar todos os novos casos positivos.

“A campanha anual é uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio no Estado de São Paulo, pois de 100 portadores de HIV acolhidos no Estado nas unidades de referência, 42 chegam com sinais e sintomas de aids e a imunidade já comprometida”, explica a médica Mara Cintia Yano, coordenadora do Programa DST/Aids/Hepatites da Prefeitura de Barueri.

HIV
É a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Sífilis
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis congênita.

UBS Amaro José de Souza
Rua Petrolina, 178 - Jardim Mutinga
Telefone: 4199-3170

UBS Armando Gonçalves de Freitas
Rua Padre Cícero Romão Batista, 271 - Parque Imperial
Telefone: 4199-3163 / 4193-4866

UBS Hélio Berzaghi
Avenida Marginal Direita, 486 - Jardim Paulista
Telefone: 4199-3149 / 4247-1376

UBS Hermelino Liberato Filho
Praça Senador Teotônio Vilela, s/nº - Jardim Belval
Telefone: 4199-3177 / 4198-9896

SAE - Serviço de Atendimento Especializado
Avenida Trindade, 281 - Bethaville
Telefone: 4199-3169
Fotos
Barueri oferece teste de HIV/Sífilis
Rede municipal também distribui kits em atenção ao combate ao HIV

Secretaria de Comunicação Social




Edição do Blog: Cristovão MARINHEIRO

Comentários

NOSSAS REDES SOCIAIS, SIGA

COPA DO MUNDO | Rasta News | Brasil Paralelo

A origem obscura da Black Friday | Insight BP